Publicidade

Paris adota sistema de rodízio de carros para diminuir a poluição

Cidade oferece incentivos como gratuidade nos transportes públicos para população deixar carro em casa

Flickr/louisvolant

Flickr/louisvolant (Créditos: Flickr/louisvolant)

 

A partir de hoje, 23, entra em vigor em Paris um sistema de “tráfego alternado” com o objetivo de diminuir os níveis de poluição da cidade, que ultrapassou a concentração de poluentes de 50 microgramas/m³, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Os veículos com placas ímpares só poderão circular no centro da área metropolitana de Paris nos dias ímpares e os veículos com placas pares nos dias pares. No perímetro definido também não poderão transitar os caminhões de mais de 3,5 toneladas, com exceção dos de coleta de lixo e de abastecimento frigorífico. Outras 22 cidades francesas também adotaram a mesma medida. A multa para quem descumprir o rodízio varia entre 20 e 50 euros (cerca de R$ 70 e R$ 175, respectivamente). 

As restrições não se aplicam para os veículos limpos (elétricos, híbridos ou com propulsão a gás),  para os carros que levarem três pessoas ou mais, táxis, transportes de urgência, carros de outros países, ônibus e demais veículos coletivos. 

O plano anunciado para redução da poluição ainda diminuiu a velocidade máxima para 20km/h nas estradas e aplicou o uso obrigatório de métodos de produção mais limpos para alguns produtos industriais. 

Além disso, para incentivar que as pessoas deixem seus carros em casa enquanto permaneça a situação, outras medidas foram tomadas, como o transporte público e os estacionamentos residenciais gratuitos. No ano passado, a cidade teve que tomar medidas parecidas para controlar a poluição, o que aponta para a necessidade de ações que efetivamente possam atuar no controle da poluição durante todo o ano. 

Fonte: Le Monde

Publicidade

Comentários

Publicidade

Notícias recentes

  • Vias da região de Moema e Ibirapuera tem limite de velocidade reduzido nesta quarta-feira
  • Concurso de curtas-metragens sobre mobilidade urbana tem inscrições abertas
  • Inauguração de trecho de ciclovia e de espaços de  convivência abrem a Paulista para as pessoas mais uma vez
  • Trecho do monotrilho da Linha 15-Prata inicia operação comercial

Álbuns recentes

  • Ocupa Food Park
  • Bicicletada a favor das Ciclovias de São Paulo – 27/03/2015
  • Região em obras da futura Linha 17 – Ouro do Monotrilho
  • Luz, pinacoteca e parque da luz
  • Estação Fradique Coutinho